Integrantes do Parlamento Jovem da Câmara de SJP visitam Assembleia Legislativa do Paraná

Os 21 jovens parlamentares da Câmara Municipal de São José dos Pinhais visitaram a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP-PR), nesta quinta-feira (30). O programa foi planejado e executado pela Escola de Cidadania da Casa.

Na visita, os jovens conheceram um pouco do trabalho desenvolvido pelos deputados estaduais. A visita guiada começou pelo plenário, onde a turma participou de uma apresentação sobre o funcionamento da Alep, o trabalho das comissões, o rito da sessão plenária, e ainda andaram por estrutura física disponibilizada aos deputados estaduais.

Os estudantes aprenderam ainda mais sobre o processo do Poder Legislativo e tiraram dúvidas sobre política e o papel dos deputados no estado do Paraná.

De acordo com Luiz Miguel Mazza, primeiro secretário do parlamento jovem, a experiência em visitar espaços públicos de Lei é ótima. “Nós conseguimos nos aproximar da cidadania, de uma participação política e do processo legislativo em âmbito de estado, e não em âmbito de município, que é o que nós, do Parlamento Jovem, estamos acostumados”, disse.

Já a presidente do grupo, Sthephanie Sofia Delgado explicou que o grupo estava ansioso pela visita.  “Aqui aprendemos coisas novas. Boa parte dos nossos projetos tem como missão representar a maioria das pessoas que integram o parlamento, tentando ajudar as pessoas da nossa cidade”, finaliza.

Jovens Parlamentares

O programa Jovens Parlamentares conta com a participação de 21 alunos e desenvolvido pela Escola de Cidadania de São José dos Pinhais, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, os colégios cívicos militares Chico Mendes e Shirley Catarina Tamalu Machado, e dos colégios Padre Arnaldo Janssen e Silveira da Motta.

Veja o álbum de fotos completo aqui.